Informação Geral:

Designação do Projeto: INOVAÇÃO PRODUTIVA
Código do Projeto: ALT20-01-0853-FEDER-014255
Objectivo Principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Região de Intervenção: Alentejo
Entidade Beneficiária: GRÁFICA CALIPOLENSE, S.A.
Data da Aprovação: 06 de abril de 2016
Data do Inicio: 01-10-2015
Data da Conclusão: 31-12-2016
Custo Total Elegível: 2.710.630,60 Euros
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 1.626.378,36 Euros

Descrição Sumária do Projeto

A atividade da Gráfica Calipolense, S.A. prende-se com a realização de trabalhos gráficos.
Desenvolve a sua atividade com uma incidência quase total no segmento de rótulos, onde se especializou, para embalagens de produtos alimentares, nomeadamente no domínio das cervejas, águas, refrigerantes, vinhos, azeites, óleos, vinagres, mostarda, ketchup e das conservas, tanto em termos de rótulos em papel, em autocolante ou de BOPP Polipropileno.
No entanto, os rótulos de fusão (in mould) para embalagens de manteiga, gelados, ainda não são produzidos na empresa, assim como determinados tipos de rótulos (sleeve) em plástico.
Nesse sentido o presente projeto de investimento tem como objetivo principal a criação de condições para a produção de novas tipologias de rótulos, designadamente para processos de InMould, num novo segmento de produtos alimentares, nomeadamente, manteigas, margarinas e gelados em que o rótulo é moldado juntamente com a embalagem de plástico.
Este tipo de linha permite ainda alargar a oferta além de rótulos autoadesivos, sleeve e wrap around soluções que até ao momento não são disponibilizadas pela empresa.
A empresa no pré projeto já exporta para Espanha e mais residualmente para Angola, Benim e Cabo Verde e pretende aumentar o seu volume de negócios nestes mercados.